WORKSHOP COLÓDIO HÚMIDO

Contextualização do workshop de colódio húmido:

O colódio húmido é um processo fotográfico antigo que foi inventado em 1848 pelo inglês Frederick Scott Archer (1813-1857), mas apenas apresentado em março de 1851.

Archer descobriu que o colódio, uma solução viscosa de piroxilina, quando misturada com sais halogéneos e quando em contato com nitrato de prata, torna-se um material sensível à luz. A técnica consiste na aplicação deste colódio fotográfico numa placa de metal ou vidro que deve estar bem limpa, criando-se então uma película muito fina. Esta placa é submersa por alguns minutos numa solução de nitrato de prata tornando-se assim fotossensível. Basicamente, o que temos até aqui é o colódio como um meio ligante entre o suporte (placa de metal ou vidro) e o nitrato de prata. Esta placa quando retirada do banho de nitrato de prata, agora fotossensível, é colocada ainda húmida num “chassis” para que seja exposta na câmara fotográfica.
Contudo, devemos ter em consideração que no decorrer deste processo, entre o tempo a partir da remoção da placa do banho de prata até ao ato de fotografar e revelar, a placa não pode secar, correndo o risco de perder a sensibilidade. Daí o nome de colódio “húmido”.

O workshop de colódio húmido é uma iniciação ao processo fotográficos e tem os seguintes objetivos:

  • Preparação do suporte, sensibilização, exposição, revelação e envernizamento
  • Execução de ferrótipos (metal) e ambrótipos (vidro)

Especificações do Workshop

Preço: 400 euros (Preço por participante. Desconto para grupos.)
Duração: Oficina de três dias, todos os materiais incluídos.

Fotografia em Colódio Húmido

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

< ver workshops disponíveis